Skip to main content

Compartilhar

Marinha Brasileira melhora busca e salvamento com drone NAURU 500C

Drone NAURU 500C aumenta a eficiência das operações de busca e salvamento da Marinha do Brasil.

Foto: Xmobots Divulgação

A XMobots acaba de entregar à Marinha Brasileira o drone NAURU 500C, que foi rebatizado como “RQ-2” e integra o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1). A nova aeronave reforça as operações de resgate, ampliando o alcance e aumentando a eficiência das missões realizadas no litoral brasileiro e em águas interiores.

O novo equipamento foi entregue na última quinta-feira (10), no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ), durante cerimônia que celebrou o acordo entre a MB, por intermédio do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), e as empresas Shell Brasil Petróleo Ltda., CLS Brasil e XMobots, para o desenvolvimento de sistemas e incremento de tecnologias em favor da eficiência, agilidade e qualidade das operações de busca e salvamento marítimo.

Nas palavras do Presidente da XMobots, Giovani Amianti, empresa que projetou a estrutura física da aeronave, “o grande diferencial advém da tecnologia 100% nacional de hardware, software e design, além de ser uma ARP certificada pela ANAC, com decolagem e pouso verticais, que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e recolhimento, e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento.”

Desenvolvida para operações BVLOS (fora da linha de visão direta do piloto remoto) acima de 400 pés (cerca de 120 metros), a aeronave possui autonomia nominal de 4 horas, alcance de até 60 km de distância, comprimento de 1,94 m, envergadura de 3,6 m e peso máximo de decolagem de 25 quilos. Pode operar em condições adversas, enfrentando ventos de até 60 km/h e alcançando altitudes superiores a 1.300 m.

Além disso, pode ser configurada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas e infravermelho termal, com conectividade garantida por sistema de comunicação, que permite controle e transmissão de dados em tempo real, essencial para operações em áreas remotas.

Informações da Agência Marinha de Notícias.

Outras Notícias