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Ingressos online devem gerar US$ 100 bi até 2029

O mercado global de ingressos online segue em forte expansão e deve atingir a marca de US$ 101,36 bilhões (R$ 574,7 bilhões) até 2029, segundo estudo da Market Research Future. A estimativa reflete a digitalização dos eventos, o crescimento do entretenimento ao vivo e a busca dos consumidores por experiências conectadas e personalizadas.

No Brasil, embora faltem dados consolidados, o cenário também é de crescimento. Projeções da PwC apontam que o setor de entretenimento e mídia deve alcançar US$ 41,3 bilhões (aproximadamente R$ 240 bilhões) até 2027. Segundo a Abrape, o setor de eventos cresceu 19% em 2024, com faturamento de US$ 51 bilhões. Especificamente no segmento de ingressos online, o faturamento foi de US$ 81 milhões no mesmo ano.

Hoje, cerca de 330 empresas atuam na venda de ingressos no país, abrangendo desde grandes shows e festivais até eventos menores, como palestras, cursos, mentorias, cinema e teatro. Também fazem parte desse ecossistema eventos esportivos de diferentes escalas e iniciativas municipais. Entre os principais players do mercado está a Ingresse, que tem se consolidado como referência em tecnologia de venda de ingressos na América Latina.

Dados da Serasa revelam que 46% dos brasileiros destinam parte do orçamento mensal para shows e eventos. Outra pesquisa realizada pelo Viagogo em parceria com o YouGov mostra que 43% dos entrevistados estariam dispostos a abrir mão do consumo de álcool para garantir a compra de ingressos.

Com a digitalização do setor, novas soluções tecnológicas têm sido incorporadas, como controle de acesso inteligente, sistemas cashless, carteiras digitais e reconhecimento facial. De acordo com levantamento da consultoria McKinsey, 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas das marcas — tendência que também se reflete no consumo de ingressos e no planejamento de eventos. 

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Publicado em 03/06/2025