Skip to main content

Compartilhar

Comunidade na Amazônia receberá baterias de sódio para armazenamento de energia

A UCB Power implementará em setembro o primeiro projeto a utilizar baterias de sódio para o armazenamento de energia em comunidades remotas

UCB Power, fabricante de armazenamento de energia para aplicações estacionárias, portáteis e baterias para mobilidade elétrica, implementará em setembro o primeiro projeto a utilizar baterias de sódio para o armazenamento de energia em comunidades remotas. Desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, o sistema será implantado na Comunidade de Tumbira, beneficiando cerca de 140 ribeirinhos que vivem no local, localizada no município de Iranduba (AM).

A empresa diz que esse é um projeto inédito em sistemas isolados no Brasil. Segundo ela, o sódio é uma alternativa muito promissora, por ser uma matéria-prima abundante, de custo mais baixo do que outras fontes, além de facilitar a reciclagem das baterias. Outra vantagem das baterias de sódio é que elas conseguem operar eficientemente em amplitudes térmicas maiores, fator importante para uma região predominantemente quente como Tumbira.

O projeto engloba a instalação de 16 baterias de sódio, de 48 volts e 50 amperes, capazes de armazenar o equivalente da 38,4 kw/h. A energia armazenada ajudará a garantir energia para atender uma escola municipal, um posto de saúde e áreas comunitárias de lazer que atendem as cerca de 30 famílias que vivem no local. A expectativa é de que o custo operacional seja 30% menor em comparação a um sistema com baterias de lítio.

Link da Notícia

Outras Notícias