Compartilhe

IntCom se torna parceira mundial da SAP

A Intcom, uma companhia de tecnologia carioca, acaba de ser selecionada pela SAP para vender sua solução de gestão de pessoas embarcadas e planejamento de operações offshore dentro do SAP App Center, uma espécie de loja de aplicativos da multinacional alemã.

A empresa é a primeira fornecedora de uma solução do tipo entre as mais de 1,1 mil opções disponíveis dentro do App Center, o que não é surpreendente, tendo em conta o nível de segmentação da aplicação.

A entrada se deu após a participação no programa Race2Revenue da SAP, que selecionou apenas as empresas de maior destaque em seus segmentos para uma aceleração de conhecimento, marketing e estratégia de vendas a nível global da SAP.

A Intcom foi fundada em 2007, por Álvaro Antunes, um webdesigner com experiência em grandes portais, com foco em desenvolvimento de portais corporativos e intranets para empresas de diversos segmentos.

Um dos primeiros grandes projetos foi para a BG, uma operadora britânica de óleo e gás, incorporada depois pela Shell.

“Foi quando identificamos que havia um gap na área de gestão de empresas que tem atividades offshore e que precisavam de uma ferramenta que agilizasse o gerenciamento de atividades como embarque e desembarque de pessoal offshore”, afirma  o CEO da Intcom, Álvaro Antunes.

O projeto abriu portas no segmento,  e hoje a empresa gerencia mais de 7 mil pessoas em embarcações e ativos offshore no Brasil, a maior parte atuando no setor de óleo e gás, nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

O trabalho em plataformas offshore envolve um emaranhado de processos e regras complexas, envolvendo as empresas, governo, regras trabalhistas, sindicatos, segurança e outros aspectos, o que normalmente é resolvido com base em processos manuais.

A selecão por parte da SAP para a entrada no App Center é um passo importante para a Intcom, uma vez que a multinacional tem um market share superior 70% no segmento de Oil & Gas e Navegação.

“Esse mercado ainda investe muito em customizações ou soluções paralelas, por não encontrarem soluções específicas. Com esta parceria,  os clientes SAP poderão considerar nossas soluções como se fossem nativas, já integradas aos seus sistemas legados”, afirma Antunes. “Ter nossas soluções no marketplace da SAP é um passo decisivo na nossa internacionalização”, agrega o CEO.

Outras possibilidades do tipo estão se abrindo: a empresa também acaba de ser selecionada no 1º programa de inovação global da gigante Shell.