Share

Cliever is the brazilian pioneer in 3D printers

Gaúcho de Candelária, a 180 km de Porto Alegre, Rodrigo Krug “cresceu” na pequena marcenaria do pai, onde trabalhou na adolescência. Em 2001, aos 15, foi cursar Automação no SENAI de Santa Cruz do Sul – e, enxergando uma ponte entre o mundo do trabalho manual e o da tecnologia, montou uma fresadora CNC (máquina que corta, desbasta e modela a partir de controle computadorizado) que acabou sendo bastante usada na marcenaria.

“Ainda tenho aquela fresadora”, conta Krug. “Meu pai sempre diz que a primeira coisa que a gente faz, a gente nunca deve vender ou jogar fora.”

Dez anos mais tarde, o jovem fabricaria a primeira impressora 3D com tecnologia 100% brasileira. Krug, 32 anos, é o CEO da Cliever, startup fundada por ele em 2011, uma época em que a tecnologia – hoje, um dos pilares da Indústria 4.0 – ainda parecia restrita à ficção científica.

A Cliever produz e vende cinco modelos de impressora, inclusive uma de altíssima precisão, todas desenvolvidas com tecnologia nacional; a fresadora está no catálogo, renomeada Minimilll CNC e repaginada para a prototipagem de placas eletrônicas, recortando-as e esculpindo nelas as conexões.

Link da Noticia