Compartilhe

ALTAVE Revoluciona a Segurança Nacional com o Sistema de Monitoramento


O Sistema de videomonitoramento de grandes áreas da ALTAVE HORIZONTE, desenvolvido para o emprego pelas Forças Armadas, foi homologado como Produto Estratégico de Defesa-PED

O ALTAVE HORIZONTE, com desenvolvimento iniciado em 2013 pela ALTAVE, recebeu, através de Portaria nº 3.545/GM-MD do Ministério da Defesa, a homologação de Produto Estratégico de Defesa-PED. A homologação veio depois que a CMID reconheceu o interesse estratégico para a Defesa Nacional do produto.

Com essa homologação a empresa ALTAVE passa também a ser considerada uma Empresa Estratégica de Defesa-EED através da Portaria nº 3.547/GM-MD do Ministério da Defesa.

A homologação representa o reconhecimento de seu caráter estratégico para a Defesa Nacional e consolida a sua aplicação junto às Forças Armadas brasileiras.

O ALTAVE HORIZONTE tem histórico de uso pelo Exército Brasileiro em operações como a da Pacificação da Maré e em fronteiras, e é o único Sistema de Monitoramento Aéreo por aeróstato já exportado pelo Brasil, demonstrando o potencial do sistema no setor de Defesa.

Com isso, a ALTAVE se junta a lista seleta de menos de 100 empresas com certificados EED, e o ALTAVE HORIZONTE recebe o aval de PED entre aproximadamente 500 outros produtos.

Sobre o ALTAVE HORIZONTE

O ALTAVE HORIZONTE é um sistema de monitoramento projetado para ser utilizado em monitoramento de áreas-críticas, usado em fronteiras e em Operações na Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O sistema em si funciona com uma torre flexível: um balão cativo, que além de ser fixado no solo, pode ser instalado picapes e outros veículos, e acoplado a ele uma câmera militarizada, com giroestabilizador e funcionalidades como sensor termal, imagem georreferenciada, rotina automática de monitoramento, autotracking e laser range finder.

Aplicações típicas envolvem desde busca de alvos de Artilharia e auxílio ao deslocamento de Infantaria e Cavalaria, passando por operações especiais e contraterrorismo, reconhecimento policial urbano, até a vigilância perimetral.

No setor privado, pode ser utilizado para detecção de incêndios de indústrias do setores florestal e de agricultura, em geral por clientes que demandam flexibilidade e mobilidade para operações a longas distâncias (até 35 km).

Uma outra aplicação para o setor de óleo & gás, detectando ameaças e vazamentos nos oleodutos. O sistema possui um câmera de infravermelho que consegue detectar automóveis até 15 km de distância, com transmissão em tempo real com uma rotina de vigilância automática que detecta alterações em determinado local enviando alertas para a Central de Comando.

O sistema pode ser içado até 200m, operado em qualquer localidade, bastando uma fonte de energia elétrica e um perímetro de segurança para o liçamento. As operações com balões cativos são resguardadas com regulamentação própria.

O aeróstato, que possui grande autonomia e é inflado com gás hélio, pode permanecer em operação por até 60 dias contínuos.

O ALTAVE HORIZONTE é um sistema de monitoramento projetado para ser utilizado em monitoramento de áreas-críticas, usado em fronteiras e em Operações na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Foto – ALTAVE

Sobre a ALTAVE

A ALTAVE é uma indústria aeroespacial que desenvolve balões cativos como plataformas aeronáuticas para uso em aplicações de inteligência, videomonitoramento, reconhecimento e telecomunicações em grandes áreas, urbanas ou remotas. No Brasil, a ALTAVE é reconhecida como a única desenvolvedora e fabricante de soluções baseadas em aeróstato para vigilância e telecomunicações, possuindo um certificado de exclusividade da ABIMDE (Associação Brasileira da Indústria de Defesa e Segurança).

As soluções da ALTAVE são adequadas para aplicações de Defesa e Segurança, Segurança Pública e Monitoramento Ambiental, além dos setores de Agronegócios, Petróleo e Gás, Portos, Mineração e Construção. Fundada em março de 2011 por dois engenheiros recém-formados pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a ALTAVE nasceu em uma incubadora de empresas localizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e hoje possui também um escritório no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP e uma sede em Uberlândia/MG.

Em 2016, a ALTAVE ganhou notoriedade internacional devido ao seu sucesso na implementação de quatro aeróstatos de vigilância persistente de área ampla nos Jogos Olímpicos RIO 2016, garantindo a segurança de todos os locais olímpicos no Rio de Janeiro. Da mesma forma, as soluções da ALTAVE estiveram presentes em grandes eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro e Recife, as Confederações da FIFA e a Copa Libertadores, entre outros.

A ALTAVE também se apresentou em diversas operações junto com o Exército Brasileiro e a Polícia Militar de vários estados brasileiros. Realizou-se a primeira prestação de serviço internacional para a operadora argentina Movistar, em Buenos Aires. Em 2017, a ALTAVE lançou uma solução de torre flexível AgTech para permitir a vigilância e a internet rurais, promovendo ganhos de produtividade e mitigação de riscos no agronegócio.

No mesmo ano, também realizou uma parceria com a francesa Airstar Aerospace – produtora francesa líder no mercado de aeróstatos, permitindo a exportação de seu produto para todo mercado Europeu. Em 2018, ampliou suas parcerias com as Forças Armadas e planeja a expansão dos seus negócios para o território mineiro.

Leia Mais Notícias

Link da Noticia

Nós utilizamos cookies para personalizar idioma e melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar e fechar